09/08/2011

O túmulo do Apóstolo São Filipe


Um arqueólogo italiano afirma ter encontrado o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, em Pamukkale, na Turquia, onde a equipa do arqueólogo está a fazer escavações. A descoberta foi anunciada esta terça-feira através da agência turca Anatólia.

Francesco D’Andria lidera a equipa de arqueólogos na cidade de Denizli, onde se encontra a antiga cidade de Hierápolis, na região de Pamukkale. Esta é conhecida também por “cidade sagrada” e é atualmente considerada Património Mundial da Unesco, famosa pelas suas águas termais, rochas sedimentares e a pedra calcária branca que lhe dá o epíteto de “castelo de algodão”.

O arqueólogo comunicou à agência Anatólia que durante as escavações foi encontrado um túmulo onde tinha gravado o nome de São Filipe, nome este que é mencionado na Biblia como sendo um dos doze apóstolos de Jesus.

Os arqueólogos estão já “há vários anos a trabalhar em escavações para encontrar o túmulo desta figura bíblica, e finalmente conseguiram encontrar o monumento, enquanto escavavam nas ruínas de uma igreja da antiga cidade de Hierápolis”, sublinhou Francesco D’Andria à agência noticiosa.

D’Andria disse ainda que a estrutura e as escrituras no túmulo, são prova que pertenceu ao apóstolo São Filipe, que é reconhecido como um dos mártires na história do Cristianismo. Os arqueólogos não anunciaram para quando será a abertura do túmulo sagrado.

O arqueólogo italiano referiu ainda que o “túmulo é um grande desenvolvimento no mundo da arqueologia e do Cristianismo”. É esperado que aquela região oeste da Turquia, Pamukkale se torne um dos lugares de peregrinação no mapa cristão.

São Filipe venerado  por várias religiões

São Filipe é originário da Galileia, atual Israel, e foi um dos discípulos de Jesus, tendo viajado para evangelizar as regiões da Ásia Menor. Segundo documentos e testemunhos históricos, o apóstolo terá morrido lapidado e crucificado pelos romanos na antiga cidade de Hierápolis, nos anos 80 d.c..

Após a sua morte, um túmulo octogonal, intitulado “O Martírio”, foi edificado em sua memória naquela cidade. Nos dias de hoje, São Filipe é venerado tanto por católicos, evangélicos, anglicanos, ortodoxos, coptas e arménios.

Fonte:

Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...