15/08/2011

Organização Territorial da Igreja

Império Romano

Originalmente o termo diocese (em Grego: dioikesis) era um termo usado no Direito Romano para designar o território e a jurisdição de uma cidade (civitas). Esse nome também foi dado à subdivisão administrativa de algumas províncias governadas por legados (legati), sob a autoridade do governador da província. Diocleciano designada de "diocese" as doze grandes divisões no Império.

Cristianismo

O Bispo cristão geralmente residia na civitas, assim o território administrado por ele, normalmente coincidia com o território da cidade, que passou a ser conhecido eclesiasticamente por seu termo civil usual, "diocese". Inicialmente o termo usado para os grupos locais de cristãos sujeitos a um bispo era ekklesia (igreja no sentido local), e em uma data posterior, Paroikia, que significa "vizinhança", o Concílio de Niceia em 325 aplicou este termo para o território sujeito a um bispo. Esta expressão foi mantida no Oriente, onde a Concílio de Constantinopla (381) reservou a palavra diocese para o território sujeito a um patriarca. No Ocidente no século XI e XII o termo paróquia ainda era usualmente empregado para designar o território sob a jurisdição de um bispo. Por outro lado, o significado atual da palavra diocese já era empregado na África no final do século IV e depois na Espanha, no século XIII este uso finalmente tornou-se geral no Ocidente e "paróquia" passou a designar exclusivamente os setores de uma diocese administradas por um padre ou presbítero.

Circunscrição eclesiástica

As circunscrições eclesiásticas ou Igrejas católicas particulares locais têm os seguintes significados:
são divisões territoriais e administrativas cujo objectivo é organizar e tornar mais eficaz a administração da Igreja Católica são comunidades eclesiais locais, regionais ou nacionais em plena comunhão com Roma e com o Papa; São unidades locais, regionais ou nacionais na qual e da qual se constitui a Igreja Católica, chamada pelos católicos de o Corpo Místico de Cristo;
Todas estas igrejas locais são lideradas por membros do clero, que, em última instância, respondem todos ao Papa. O modelo paradigmático das circunscrições eclesiásticas é a diocese (na Igreja Latina sui juris) ou a eparquia (nas Igrejas Orientais sui juris), sendo estes subdivididos em paróquias e agrupados em províncias eclesiásticas (que são presididas por arcebispos metropolitanos). Para além das tradicionais províncias, existe também as conferências episcopais, que apareceram no séc. XX e são geralmente constituídas por todas as dioceses de um determinado país ou grupo de países.
As circunscrições eclesiásticas são diferentes às Igrejas sui juris que, embora sendo elas também Igrejas particulares, possuem um certo grau de autonomia, privilégio esse que as circunscrições eclesiásticas não têm. Mas, estas Igrejas autónomas são também, no fundo, constituídas por circunscrições eclesiásticas.

Lista:

Abadia territorial
Administração apostólica
Arquidiocese - Arquieparquia
Exarcado
Diocese - Eparquia
Ordinariado Militar ou Ordinariado Castrense
Ordinariato pessoal
Arciprestado
Paróquia
Quase-paróquia
Patriarcado
Prelazia
Prelatura pessoal
Província eclesiástica
Prefeitura apostólica
Vicariato apostólico

Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...