18/04/2013

Ordem de São Basílio Magno



A Ordem Basiliana é considerada como a mais antiga comunidade de vida religiosa existente no mundo. A vivência e a prática da espiritualidade desta comunidade fundamenta-se no ensinamento e no projeto de vida cristã comunitária de São Basílio Magno ( 330 - 379 ), um Padre grego, dos mais destacados da Antiguidade cristã.


A vida religiosa segundo os ideais de S. Basílio — que se encontra presente em diversos lugares do Oriente— adquiriu um caráter próprio em terras ucranianas. No século 17, dois grandes vultos da Igreja ucraniana, o bispo-metropolita José Benjamin Rutskei e São Josafat, levaram a termo uma reestruturação da Ordem Basiliana, imprimindo-lhe uma orientação particular e configurando-a como um ramo distinto da família basiliana, que por isso recebeu a denominação de "Ordem Basiliana de São Josafat".


O fluxo migratório que, no final do século passado, trouxe ao Brasil milhares de ucranianos, motivou os Pa¬dres Basilianos a acompanhá-los a fim de lhes prestar assistência espiritual e pastoral.

    O primeiro basiliano a desembarcar no Brasil, foi o Pe. Silvestre Kizema, em junho de 1897. Depois dele, vieram outros, e desde o início, lado a lado do Povo de Deus, eles se puseram a desenvolver uma intensa atuação missionária em diversos núcleos populacionais ucranianos, nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

    Em 100 anos, a comunidade basiliana cresceu, se tornou Província religiosa e conta hoje com 110 membros, muitos deles trabalhando até em outros países.

    No Brasil, os basilianos continuam a desempenhar sua atuação preferencial no meio étnico ucraniano disperso na região Sul. Sua expressão cristã e litúrgica é o rito bizantino-ucraniano e seu trabalho caracteriza-se pela ação pastoral em paróquias, promoção de missões e atividade educacional em suas casas de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...