02/07/2013

Ágabo, o Profeta

Ágabo, o Profeta (em grego: Ἄγαβος) foi um dos primeiros fiéis seguidores de Jesus, mencionado nos Atos dos Apóstolos como sendo um profeta. Ele é tradicionalmente listado também entre os Setenta Discípulos descritos no evangelho de Lucas (Lucas 10:1-24).


De acordo com Atos 11:27-28, ele fazia parte de um grupo de profetas que veio até Antioquia a partir de Jerusalém. Lá, ele previu uma carestia severa que teria ocorrido, segundo o autor, durante o reinado do imperador romano Cláudio, o que nos permite situar os eventos por volta do ano 45 d.C. Atos 21:10-12 relata que muitos anos depois, em 58 d.C., ele se encontrou com Paulo em Cesareia e o teria avisado sobre a sua iminente prisão, prendendo sua mão ao seu pé com o cinto de Paulo para demonstrar o que os judeus fariam com ele se continuasse a sua viagem até Jerusalém. O apóstolo não se convenceu.
De acordo com a tradição cristã, ele morreu mártir em Antioquia.

Fonte:

Agabus na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...