17/07/2013

Regnum Christi





Em novembro de 2004, a Santa Sé concedeu a aprovação definitiva aos estatutos do Movimento de apostolado Regnum Christi. O texto do decreto explica que a sua finalidade “é a instauração do Reino de Cristo entre os homens pela santificação dos seus membros, no estado e condição de vida ao que Deus lhes chamou, e por uma ação apostólica pessoal e organizada ao serviço da Igreja e dos seus pastores [...]. O seu carisma específico é o mesmo da Legião de Cristo e consiste em conhecer, viver e pregar o mandamento do amor, que Jesus Cristo Redentor veio nos trazer pela sua Encarnação”. Deste modo, a identidade e o carisma do Movimento Regnum Christi ficaram confirmados pelo Vigário de Cristo.

“Concretamente isso é o Regnum Christi: um movimento de apostolado, um movimento de evangelização, um movimento no qual cada um dos seus membros quis levar a sério, com responsabilidade, o grande mandato missionário que Jesus Cristo deu a todos os que nos professamos seus seguidores. Nós os Legionários de Cristo, os membros do Regnum Christi, queremos ir por todo o mundo para pregar o evangelho sem ter medo, apoiados no poder onipotente de Deus, na palavra de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos disse: ‘Eu estarei convosco até a consumação dos tempos’”

O Regnum Christi promove entre os seus membros um profundo sentido eclesial e missionário. Como organização dinâmica, alenta o espírito de iniciativa neles e lhes lembra a sua responsabilidade, arraigada no batismo, de fazer da fé o motor da sua vida diária no âmbito pessoal, familiar, paroquial, profissional e social.
Se desejar mais informação sobre o Regnum Christi, suas publicações ou atividades, ou desejar saber como você pode servir a Igreja como leigo católico ativo


Apresentamos a continuação uma breve cronologia com as datas mais destacadas na história do Regnum Christi, um movimento de apostolado que compartilha o carisma da Legião de Cristo.


1941

3 de janeiro: o Pe. Marcial Maciel (1920-2008) funda, na Cidade do México, a Legião de Cristo.

1946

Em uma audiência em 12 de junho o Papa Pio XII sublinha que a nascente congregação religiosa terá que contribuir com a formação de líderes católicos especialmente na América Latina.

1954

Abre-se, na Cidade do México, o Instituto Cumbres. Por meio de atividades formativas e espirituais, os alunos e suas famílias podem compartilhar a espiritualidade e os ideais apostólicos dos Legionários de Cristo.

1959

Inicia-se a redação do primeiro rascunho dos estatutos de um movimento de apostolado para leigos. Pouco depois se escolherá o nome de “Regnum Christi” (Reino de Cristo).


1963

Inaugura-se o Centro Cultural Interamericano para a formação de leigos na Cidade do México.


1964

Com a ajuda da associação de pais de famílias do Instituto Cumbres se cria a Fundação Mão Amiga com o objetivo de construir colégios para que crianças com poucos recursos econômicos possam receber uma ótima educação. Dois anos mais tarde se inaugura o primeiro colégio “Mão Amiga”.


Abertura da Universidade Anáhuac na Cidade do México.


1965



Em fevereiro o Papa Paulo VI concede o Decretum Laudis (Decreto de louvor) à Legião de Cristo e aprova ‘ad experimentum’ as suas constituições, nas quais se fixa que uma das principais tarefas dos Legionários de Cristo é estabelecer grupos de católicos que sejam fermento evangélico nos diversos setores da sociedade.


Em março se abre o primeiro centro do Regnum Christi em Madri.


1968

Em 3 de janeiro se incorpora o primeiro grupo de leigos ao Regnum Christi, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza, Espanha.


1969

Durante o verão, se realizam as primeiras adesões ao Regnum Christi no México.


Em 8 de dezembro se funda a vida consagrada feminina no Regnum Christi com a consagração de um grupo de seis senhoritas.


1970

Em fevereiro se funda o primeiro centro para senhoritas consagradas em Dublin, Irlanda.


Fundação do ECYD (Educação, Cultura e Esporte) organização internacional para crianças e adolescentes na qual fazem uma aliança com Cristo para a construção de um mundo novo.


1971

Realiza-se o primeiro cursinho internacional do Regnum Christi em Ontaneda, Espanha.


Nasce FAME (Família Mexicana), um apostolado destinado a promover e cuidar dos valores da família. Atualmente se chama Família Unida.


1972

Em 25 de janeiro em “Cubas de la Sagra” (Toledo, Espanha), começa a vida consagrada masculina no Regnum Christi, com a consagração de dois jovens. Em dezembro, outros sete se juntariam a


eles.


Neste ano se fundam vários clubes do ECYD: o Clube “San Pablo” em Salamanca, Espanha (fevereiro), o Clube Farol em Monterrey e o Clube Kilimanjaro na Cidade do México (Setembro), o Crystal Lake Youth Center nos Estados Unidos (novembro). Pouco depois fundem o Clube Vetta em Roma (janeiro 1973) e o Clube Everest em Madri (maio de 1973). Hoje existem centenas de clubes juvenis espalhados pelo mundo.


1974

Em julho se realiza em Ontaneda, Espanha a primeira convenção internacional do ECYD.


1976

Inaugura-se na Cidade do México o Centro de Consultoria familiar “Alfa-Ômega” e a Escola da Fé, instituto para formar educadores e mestres na fé.


1978

Nasce ANSPAC (Associação Nacional pró Superação Pessoal, A.C.), associação que trabalha na melhoria do nível moral, social e cultural das famílias mexicanas promovendo a superação integral da pessoa.

1979

Com motivo da primeira visita do Papa João Paulo II ao México, um grupo de membros do Regnum Christi colabora na logística da viagem.


1983

Em 29 de junho, a Santa Sé aprova definitivamente as Constituições da Legião de Cristo.


Em Julho se realiza o primeiro cursinho de colaboradores do Regnum Christi (jovens que dedicam um ou mais anos da sua vida para ajudar o Movimento) em Cuernavaca, México.


1984

Uma equipe de jovens do Regnum Christi funda “Gente Nova”, organização que tem a finalidade de promover na sociedade os valores humanos.


1986

Nasce Juventude Missionária através das primeiras missões de evangelização nas quais participaram mais de 100 jovens em Cotija de la Paz, México.


1987

Nasce, na Espanha, a fundação IUVE


com a finalidade de dar uma ajuda transformadora e integral, que permita a todos os seres humanos, que sofrem graves problemas de exclusão social, a terem acesso a uma vida digna e ter um futuro melhor.


1990

Nasce o CEFID (Centro de formação integral a distância) que oferece meios de santificação pessoal, oficinas, antologias de textos, entre outros serviços sob o formato de cursos por correspondência e on-line.


1991

Com motivo do 50º. Aniversário da fundação da Legião de Cristo o Papa João Paulo II ordena 60 sacerdotes legionários na basílica de São Pedro. Ao mesmo tempo se realiza em Roma, o primeiro evento mundial do Regnum Christi reunindo milhares de membros.


1994

Na Semana Santa se organiza a primeira “Megamissão” no México, na qual participam mais de 1500 jovens. Somaram-se 36 famílias dando origem ao apostolado da “Família Missionária”.


1996

Do 24 ao 27 de maio, em Chicago, Estados Unidos, se realiza o primeiro Encontro de Juventude e Família.


1997

Nasce NET (Nova Evangelização para o Terceiro Milênio) programa destinado à formação católica de crianças com


a finalidade de apoiar a educação familiar.


1998

O Regnum Christi participa no Encontro Internacional dos Movimentos e novas comunidades eclesiais convocado pelo Papa João Paulo II.


2001

Com motivo do 60º. Aniversário da fundação da Legião de Cristo, se organiza em Roma o primeiro Encontro Internacional de Juventude e Família que é coroada com uma audiência na Praça de São Pedro, concedida pelo Papa João Paulo II aos legionários e membros do Regnum Christi participantes.


2004

Em 26 de novembro a Santa Sé concede a aprovação


definitiva dos Estatutos do Movimento Regnum Christi.


2005

Durante o terceiro Capítulo Geral da Legião de Cristo, o Pe. Álvaro Corcuera, LC é eleito diretor geral da Legião de Cristo e do Regnum Christi.


2006

A Legião de Cristo funda as suas primeiras casas nas Filipinas e na Coréia do Sul.


Uma investigação canônica da Congregação para a Doutrina da Fé chega a uma certeza moral suficiente para impor sanções canônicas graves ao Pe. Marcial Maciel, correspondentes às acusações feitas contra ele, entre as quais se incluem atos de abuso sexual a seminaristas menores. Tendo em conta tanto a idade avançada do padre Maciel, assim como a sua delicada saúde, a Congregação para a Doutrina da Fé decide “renunciar a um processo canônico e convidar o padre a uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a todo ministério público. O Santo Padre aprovou estas decisões”.


2008

Em 30 de janeiro, o Pe. Marcial Maciel, LC, falece em Jacksonville (Flórida, Estados Unidos). Os seus restos mortais foram enterrados no cemitério do seu povoado nata, Cotija de la Paz, México.


À morte do fundador, a congregação conta com 750 sacerdotes e 2500 aspirantes ao sacerdócio de 39 nacionalidades. Existem 127 casas legionárias em 21 países e aproximadamente 70.000 membros do Regnum Christi, entre eles mil consagrados.
131.000 alunos e estudantes acodem a suas escolas e universidades.


A Legião de Cristo estabelece as suas primeiras casas na Hungria e em El Salvador, consolidando o serviço que o Movimento Regnum já estava oferecendo na pastoral familiar, social, educativa e da juventude destes países.


2009

Depois de um processo gradual interno de informação, a congregação dos Legionários de Cristo confirma publicamente que o Pe. Maciel teve uma filha no contexto de uma relação prolongada e estável com uma mulher e outras condutas gravemente reprováveis. Alguns meses mais tarde, se apresentam nos meios de comunicação outras duas pessoas, irmãos entre si, que afirmam ser filhos do Pe. Maciel, fruto da relação com outra mulher.


Em março, o Papa Bento XVI decide realizar uma visita apostólica às instituições dos Legionários de Cristo para ajudar à congregação a superar as dificuldades existentes. A vida apostólica, realizada por cinco bispos, inicia-se em 15 de julho.


2010

Em 25 de março os superiores da Legião de Cristo e do Regnum Christi voltam a expressar,

Mons. Velasio De Paolis, S.C.

em um comunicado público, sua profunda dor pelas condutas gravemente reprováveis do seu fundador. Ao mesmo tempo renovam o seu compromisso de aprofundar na compreensão da história, do carisma e da espiritualidade e de recorrer um caminho de renovação sob a guia da Igreja.


Ao concluir a Visita Apostólica, o Papa Bento XVI decide continuar o acompanhamento aos Legionários de Cristo. Com este fim, em 9 de julho o Papa nomeia Mons. Velasio De Paolis Delegado Pontifício que guiará a congregação dos Legionários de Cristo em seu caminho de revisão e renovação. Igualmente se anuncia uma Visita Apostólica aos membros consagrados do movimento Regnum Christi.

A documentação detalhada sobre os desenvolvimentos recentes relacionados à pessoa do fundador, com a visita apostólica à Congregação dos Legionários de Cristo e com o mandato do Delegado Pontifício se encontram disponíveis aqui.

Site do Movimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...