13/02/2014

Brasão da Arquidiocese de Salvador

O brasão original da Arquidiocese de Salvador foi resgatado e em julho de 2011 voltou a estampar os documentos oficiais da Arquidiocese. A descoberta do brasão se deu logo depois da nomeação de Dom Murilo Krieger, scj como arcebispo de Salvador, através do especialista em heráldica, que é a arte de desenvolver brasões, Victor Hugo Carneiro Lopes. Aluno do Irmão Paulo Lachenmayer, monge beneditino a quem é atribuída a criação do brasão da Arquidiocese de Salvador, Lopes tinha uma cópia do material e a apresentou a Dom Murilo.
Em um manuscrito de 1955, Ir. Paulo, o autor do brasão, o descreve assim: “Brasão de Armas da Arquidiocese Primacial do Brasil, “SSmi. Salvatoris”.. Escudo: Partido de azul e ouro, com um mundo entre-cambado. Insígnias: Mitra, cruz patriarcal e báculo. Comentário: Na terminologia heráldica, entende-se por mundo um globo com um cinto, e um arco na parte superior, rematado com uma cruzeta, que é o símbolo do Salvador do Mundo. Como tal, já foi aplicado nos pórticos laterais da antiga Sé primacial. Salvador, 27 de junho de 1955 – Ir. Paulo Lachenmayer, o.s.b.”
O uso de brasões remonta à Idade Média. Através de um brasão se expressam valores, ideias e todo um modo de ser. Sua finalidade é semelhante às modernas logomarcas: identificar uma pessoa ou instituição.
Fonte:

Arquidiocese de Salvador

8 comentários:

  1. Bom dia!
    V.Sas. poderiam fornecer-me as datas de nascimento e falecimento do Senhor Victor Hugo Carneiro Lopes?
    Cordialmente
    Valton
    vontempski@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu falecido sogro, Senhor Victor Hugo Carneiro Lopes, saudoso heráldista radicado na Bahia, teve seu nascimento em 16/10/1932 na cidade do Rio de Janeiro e, falecimento em 03/03/2014 na cidade de Salvador/BA.

      Excluir
    2. Caro Sr. Bastos
      Somente hoje – 26.3.2017 – tomo conhecimento da sua resposta. Lamento profundamente a perda do meu estimado amigo cap. Vitor Hugo com quem tive profícuas e enriquecedoras discussões sobre o assunto que mais nos aproximava (entre tantos), a heráldica. Momentos inesquecíveis e que deixaram suas marcas indeléveis. Trago ainda na memória a tarde ensolarada em que comemoramos o aniversário de sua esposa Ana Carolina, quando ela completou cinco anos de idade. Tempos que se foram, mas que continuam presentes nas nossas melhores lembranças. Minha esposa Nélia gostaria de fazer contato com Dª. Risoleta, a quem, em tempo envio os meus sentimentos assim como à Ana Carolina.
      Muito cordialmente
      Valton von Tempski-Silka
      vontempski@gmail.com

      Excluir
    3. Sinto informar que assim como o Victor Hugo, a senhnora Risoleta tambem faleceu ha cerca de 4 meses, nao sei precisar a data.

      Excluir
  2. Bom dia!
    V.Sas. poderiam fornecer-me as datas de nascimento e falecimento do Senhor Victor Hugo Carneiro Lopes?
    Cordialmente
    Valton
    vontempski@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado, estou pesquisando mas esta sendo muito difícil encontrar
    esta informação, mas quando achar eu te envio.

    ResponderExcluir
  4. 0lá! Fico grato pela resposta.
    Cordialmente
    Valton

    ResponderExcluir
  5. 0lá! Fico grato pela resposta.
    Cordialmente
    Valton

    ResponderExcluir

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...