08/03/2014

CALENDÁRIO ROMANO PRIMITIVO

Na tradição Romana, a origem da construção dos calendários civis se confunde com as origens da cidade de Roma (753 a.C.),  sendo atribuída a Rômulo, fundador lendário de Roma, a introdução do primeiro calendário romano.

No Calendário Romano Primitivo, o ano tinha 304 dias distribuídos por 10 meses. Os quatro primeiros tinham nomes próprios dedicados aos deuses da mitologia romana, sendo os restantes designados por números ordinais (ver Tabela 1). Tratava-se de um calendário sem nenhuma base astronômica, pois os períodos que nele eram definidos não possuíam quaisquer relações com movimentos do Sol ou da Lua.



O CALENDÁRIO DE NUMA POMPÍLIO

Numa Pompílio, o segundo Rei de Roma (715-673 a.C.), instituiu um calendário com base astronômica solar, composto de 355 dias distribuídos por 12 meses. Por considerar meses com dias pares "azarados", diminuiu um dia a cada um dos seis meses de 30 dias. A estes 6 dias juntou mais 50, formando dois novos meses, Januarius e Februarius. Este último, ter 28 dias (número par), foi dedicado a Februa, deus da purificação dos mortos, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para pagar pelas faltas cometidas durante todo o ano. Por este motivo, passou a ser o último mês (ver Tabela 2).




O CALENDÁRIO DE AUGUSTO CÉSAR

No ano 730 de Roma, o Senado romano decretou que Sextilis, passasse a chamar-se Augustus, pois durante este mês o imperador César Augusto pôs fim à guerra civil que desolava o povo romano. E para que o mês dedicado a César Augusto não tivesse menos dias que o dedicado a Júlio César, Augustus passou a ter 31 dias. Este dia "saiu" do mês de Februarius, que ficou com 28 dias nos anos comuns e 29 nos bissextos. Também para que não houvesse tantos meses seguidos com 31 dias, reduziram-se para 30 dias os meses de September e November, passando a ter 31 dias os de October e December. Assim se chegou a uma distribuição, sem lógica, dos dias pelos meses, que ainda hoje perdura, e que se transcreve com os nomes atuais em língua portuguesa.

Por Felipe Fantuzzi

Referências:

[1] Borges, A. S. Tempo e Poder: A Ordenação do Tempo no Calendário Romano Republicano. Trabalho de Conclusão de Curso de História, UFRJ, 2007.

[2] Marques, M. N. Origem e Evolução do Nosso Calendário. Observatório Astronômico de Lisboa, 2006.

[3] Stalliviere, I. C. Calendários Romanos. Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe, UFRGS, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...