03/03/2015

Origem da congregação para as causas dos santos

A Congregação para as Causas dos Santos

A Congregação para as Causas dos Santos (em latim Congregatio de Causis Sanctorum) é uma prefeitura da Cúria Romana que processa o complexo trâmite que leva à canonização dos santos, passando pela declaração das virtudes heroicas (reconhecimento do estatuto de venerável) e pela beatificação. Depois de elaborado um processo, incluindo a constatação canônica dos milagres, o caso é apresentado ao papa, que decide se proceder ou não à beatificação ou canonização.

É a Congregação, ou Dicastério Romano, que cuida dos processos de canonização na Santa Sé; após uma série de importantes reformas, responde diretamente pelo grande número de beatificações e canonizações que temos hoje em dia. Conheça um pouco da sua história:

Séc. XVI - Com a Constituição "Immensa Aeterni Dei" de 22 de janeiro de 1588, Sixto V criou a Sagrada Congregação dos Ritos e confiou-lhe a tarefa de regular o exercício do culto divino e de estudar as causas dos Santos.

Séc. XX - Paulo VI, com a Constituição Apostólica "Sacra Rituum Congregatio" de 8 de maio de 1969,
dividiu a Congregação dos Ritos, criando assim duas Congregações, uma para o Culto Divino e outra para as Causas dos Santos. Com a mesma  constituição de 1969, a nova Congregação para as Causas dos Santos teve sua própria estrutura, organizada em três departamentos: o judicial, o do
Promotor Geral da Fé e o histórico-jurídico, que era a continuação da Seção Histórica criada por Pio XI em 6 de fevereiro de 1930. A Constituição Apostólica de João Paulo II, "Divinus perfectionis magister", de 25 de janeiro de 1983 e as respectivas "Normae servandae in inquisitionibus ab episcopis faciendis in causis sanctorum" de 7 de fevereiro de 1983, deram lugar a uma profunda reforma no procedimento das causas de canonização e à reestruturação da Congregação. Os processos foram agilizados e simplificados. Em 28 de junho de 1988, João Paulo II, com a Constituição Apostólica "Pastor Bonus", mudou a denominação para Congregação para as Causas dos Santos. (fonte: www.ciic.org.br.)
Em 18 de fevereiro de 2008 a Santa Sé torna público a instrução Sanctorum Mater da Congregação para a Causa dos Santos sobre as normas que regulam o início das causas de beatificação juntamente com o Index ac status causarum.

NomePeríodoNotas
Prefeitos
Angelo Cardeal AmatoSDB2008-atual
José Saraiva Cardeal MartinsCMF1998-2008prefeito emérito
Alberto Cardeal Bovone1995-1998
Angelo Cardeal Felici1988-1995
Pietro Cardeal Palazzini1980-1988
Corrado Cardeal Bafile1976-1980
Luigi Cardeal Raimondi1973-1975
Paolo Cardeal Bertoli1969-1973

Inserida por: Administrador

fonte:  Santos do Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...