29/04/2015

Santidade na dimensão teológica,Cristológica,eclesiológica, antropológica e escatológica; segundo Bogaz e Signorini


 Teológica:

    2 Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque nós o veremos como ele é. (1 Jo 3,2). De fato todo santidade pertence a Deus, em comunhão com seu filho Jesus que é o verdadeiro santo.

Cristológica:

   É por cristo e em cristo que a santidade se manifesta, os seguidores do filho de Deus se entregam de corpo e alma e refletem assim ação do Cristo no mundo desta  união com Jesus é que emana toda a força evangelizadora. Os santos encontram na Eucaristia  e na graça de Cristo a força e o caminho  de sua santidade.

Eclesiológica:

Cremos na comunhão dos santos, esta se dá unica e exclusiva em Cristo. Por tanto está dimensão na comunhão dos santos no culto da sua história de vida, como espelho para seus fiéis.


Antropológica:

Em 1Tm 2,5 " 2 pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. 3 Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. 4 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo..."  Encontramos um modelo perfeito e intercessor absoluto que é Cristo, no entanto na dimensão humana buscamos nos modelos familiares como a sagrada família, a igreja busca nos santos exemplo desta santidade que provem de do Cristo.



 Escatológica:

Em Cristo nos tornamos, com os santos e os fiéis falecidos, herdeiros da ressurreição de Cristo. Por  tanto ao entrar em unidade espiritual  com Cristo é  nos coloca em comunhão espiritual com seus santos, na esperança de abraçar tua  gloria em teu reino celestial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...