21/07/2015

Igreja Ortodoxa Copta

Em 1741, um bispo ortodoxo copta em Jerusalém, Amba Atanásio, tornou-se católico. Por isso, o Papa Bento XIV nomeou-o Vigário apostólico da pequena comunidade cristã (cerca de 2.000 pessoas) que entrou, juntamente com ele, em comunhão com a Santa Sé. Embora depois Atanásio retornou à Igreja Ortodoxa Copta, uma linhagem sucessória de Vigários apostólicos católicos continuou depois dele, servindo a crescente comunidade católica copta. Mas, somente em 1829, as autoridades otomanas permitiram os católicos coptas de começarem a construir as suas próprias igrejas.

Em 1895, o Papa Leão XIII estabeleceu finalmente o Patriarcado Católico Copta e em 1899 nomeou o Bispo Cirilo Macário como Patriarca. Cirilo demitiu-se em 1908, e manteve o cargo vago até 1947, quando um novo Patriarca foi finalmente eleito pelo Sínodo.

A Igreja Ortodoxa Copta, de acordo com a tradição, foi estabelecida pelo evangelista Marcos no Egipto em meados do século I (aproximadamente no ano 60). É uma igreja não-calcedoniana, isto é, uma igreja cristã que não está em comunhão com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica.

É a igreja cristã nacional do Egipto (Copta significa egípcio) e uma das igrejas da Ortodoxia Oriental mais antigas do mundo. É governada pelo seu líder (o Papa Tawadros II de Alexandria), juntamente com o seu Sínodo.

Os primeiros cristãos no Egipto eram principalmente judeus de Alexandria, tais como Teófilo, a quem São Lucas dirige o capítulo introdutório do seu evangelho. Quando a Igreja foi fundada por São Marcos, durante a época do imperador romano Nero, um grande número de egípcios, contrariamente a gregos e judeus, abraçou a fé cristã. Esta espalhou-se pelo Egipto em poucas décadas, tal como se pode verificar nos escritos do Novo Testamento encontrados em Bahnasa, no Egipto Médio, e que datam de cerca do ano 200, e de um fragmento do Evangelho segundo São João, escrito em língua copta, encontrado no Egipto Superior e datado da primeira metade do século II.

Concílio de Niceia[editar
No século IV um presbítero vindo do que é hoje a Líbia, chamado Arius, iniciou uma discussão teológica sobre a natureza de Jesus Cristo que se espalhou por toda a Cristandade. O Concílio de Niceia (325), convocado pelo imperador Constantino para resolver a questão levou à formulação do Credo de Niceia, ainda hoje recitado por todos os cristãos, e cujo autor é Santo Atanásio

Concílio de Calcedónia[editar
Ver artigo principal: Miafisismo
Após o Concílio de Calcedónia (451), as igrejas não-calcedonianas (incluindo a Igreja Ortodoxa Copta) separaram-se das restantes igrejas cristãs por causa das suas características miafisistas. Este cisma perdura até agora.

Igreja Católica Copta
Ver artigo principal: Igreja Católica Copta
Em 1741, um grupo de coptas, liderados por um bispo, separaram-se da Igreja Ortodoxa Copta, para poderem entrar em comunhão plena com a Igreja Católica. Este grupo deu por isso origem à Igreja Católica Copta, que tem a sua sede no Cairo.

Igrejas Ortodoxas Etíope e Eritreia
Desde os primórdios da Igreja Ortodoxa Copta, a grande maioria dos cristãos etíopes e eritreus estava sob a jurisdição do Papa da Igreja Copta.

No caso da Etiópia, desde o século IV até 1959, o Papa de Alexandria, como Patriarca de Toda a África, sempre indicou um egípcio (copta) para ser Abuna, ou Arcebispo da Igreja Etíope. Porém, em 1959, a Igreja Ortodoxa Etíope (que tem actualmente 40 a 45 milhões de fiéis) obteve finalmente o direito de ter o seu próprio Patriarca, tornando-se assim autocéfala e independente da Igreja Ortodoxa Copta.

A Igreja Ortodoxa Eritreia (que tem actualmente cerca de 2,5 milhões de crentes) tornou-se também autocéfala e independente em 1998, com a consagração do primeiro Patriarca eritreu pelo Papa de Alexandria.

Embora as igrejas Copta, Etíope e Eritreia serem independentes umas das outras, elas estão ainda em comunhão total umas com as outras. Por isso, as igrejas Etíope e Eritreia reconhecem a supremacia honorária do Papa de Alexandria e, consequentemente, a necessidade dos seus respectivos Patriarcas, antes da sua entronização, de receberem a aprovação do Sínodo da Igreja Copta, que é a Igreja-Mãe das igrejas Etíope e Eritreia.

Wolfgang Kosack, Novum Testamentum Coptice. Neues Testament, Bohairisch, ediert von Wolfgang Kosack. Novum Testamentum, Bohairice, curavit Wolfgang Kosack. / Wolfgang Kosack. neue Ausgabe, Christoph Brunner, Basel 2014. ISBN 978-3-906206-04-2.
Igreja Copta actual, em crescimento

Distribuição mundial dos ortodoxos coptas.
O número de cristãos fiéis à Igreja Copta é de cerca de 16 milhões, estando distribuídos principalmente pelo Egito (8 a 12 milhões). A igreja Copta, apesar dos conflitos atuais no país, tem crescido. Segundo representante da E3 Partners muitos muçulmanos têm se convertido em segredo. "Eles [islâmicos] procuram os cristãos em segredo, aprendem mais sobre Jesus, começam a ler a Bíblia e se convertem. Hoje, isso é algo comum", 1

Os coptas celebram o Natal em 7 de Janeiro. Um costume curioso da Igreja Copta é que, em muitas missas, ainda reza-se e lê-se em copta, a língua original do Antigo Egito. A Igreja é uma das poucas culturas que mantêm viva a língua egípcia original (ou copta), sendo que, com os vários atentados contra a Biblioteca de Alexandria e a influência de outras línguas (principalmente a grega) na antiguidade, a língua foi sendo esquecida aos poucos e, logo, tornou-se incompreensível. Porém, a Igreja Copta mantém viva a língua copta graças a seus ritos litúrgicos.

Rito oriental pode-se referir a:

Igrejas Orientais Católicas (mais provável) seguindo muitas tradições ortodoxas, mas em comunhão com Roma; usado em oposição ao "rito latino" que compreende a maioria dos católicos romanos.
Qualquer dos cinco ritos, segundo a tradição litúrgica:1
Rito Bizantino
Compreende a Igreja Patriarcal Melquita, a Igreja Arcebispal Maior Ucraniana, a Igreja Arcebispal Maior Romena, a Igreja Metropolitana sui iuris Rutena, a Igreja Metropolitana sui iuris Slovaca, Igreja sui iuris Albanesa, Igreja sui iuris Bielorussa, a Igreja sui iuris Búlgara, a Igreja Greco-Católica sui iuri Croata, Igreja sui iuri Grega, a Igreja sui iuris Ítalo-Albanesa, a Igreja sui iuris Macedônia, Igreja sui iuri Russa e a Igreja sui iuris Húngara.
Rito Sírio-Oriental ou Rito Caldeu
Compreende a Igreja Patriarcal Caldéia e a Igreja Arcebispal Maior Sírio-Malabarense
Rito Sírio-Ocidental e Maronita2
Compreende a Igreja Patriarcal Síria, a Igreja Patriarcal Maronita e a Igreja Sírio Malankarese
Rito Armênio
Compreende a Igreja Patriarcal Armena
Rito Alexandrino
Compreende a Igreja Patriarcal Copta e a Igreja Metropolita sui iuris Etiópica
A Igreja Ortodoxa Oriental, a segunda maior comunhão cristã no mundo
As cerimónias litúrgicas utilizadas no Cristianismo Oriental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...