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Por Ana Barreiros
, Professora de História e de HCA
- 1. 1. Da reorganização cristã da Europaao crescimento e afirmação urbanos
- 2. Os reinos bárbaros
- 3. Consequências das invasões bárbaras Queda do Império Romano do Ocidente Desorganização Enfraquecimento Declínio dos da administração da economia centros urbanos pública mercantil Ruralização da Pulveralização do Economia de economia e da poder político subsistência sociedade Depressão demográfica
- 4. 2ª vaga de invasões
- 5. Crescimento do cristianismoReligião oficial do Império Romano (381)Elemento aglutinador e ordenadorBispos como únicas autoridades atuantes Técnicas agrícolas Suavização dos Papel civilizacional costumes da Igreja Desenvolvimento das artes e letras
- 6. Ressurgimento económico (século XI-XIII) • Clima de paz (fim das invasões e das guerras privadas) • Aumento da produção agrícola graças a uma série de inovações • crescimento demográfico •Ressurgimento urbano e comercial
- 7. Ressurgimento económico (século XI-XIII)Reestruturação teológico-doutrinal:• Movimento da Trégua e da Paz de Deus• Construção/reconstrução de igrejas Românico• Peregrinações a lugares santos• Cruzadas
- 8. 2. O mosteiro
- 9. O mosteiro Século IV no Oriente Monaquismo Século V no Ocidente Regra de São Bento Jejum, abstinência e meditaçãoPrincípios básicos: obediência, Ofício divino silêncio e humildade Trabalho no Código penal para os scriptorium, nas faltosos oficinas, nos campos
- 10. O mosteiro Século IV no Oriente Monaquismo Século V no Ocidente Regra de São Bento Jejum, abstinência e meditaçãoPrincípios básicos: obediência, Ofício divino silêncio e humildade Código penal para os Trabalho no scriptorium, faltosos nas oficinas, nos campos
- 11. Os mosteiros Instalados em zonas isoladas (fuga mundi) Pequenos mundos autónomos e auto- suficientes Virados para o interior, estavam fechados para o exterior por muralhas e portas bem vigiadas
- 12. As atividades no mosteiroServiço religioso
- 13. As atividades no mosteiro Ensino O clero era o grupo social mais instruído, sabia ler, escrever, contar
- 14. As atividades no mosteiroAssistência a doentes,peregrinos e mendigos.
- 15. As atividades no mosteiro Monges copistas que escreviam à mão documentos e livros, feitos em pergaminho, que decoravam por vezes com ilustrações de cores vivas e ouro: iluminuras.
- 16. As atividades no mosteiro Foi também impor-tante o seu papel nodesbravamento eaproveitamento deterrenos incultos.
- 17. Planta modelo dos mosteiros O plano correspondia ao harmonias universais: equilíbrio geométrico e correspondência matemática (a largura da nave central era a base de toda a composição); No coração da construção (descentrado), ficava o lugar de Deus (a igreja, com planta em cruz latina, como o corpo de Cristo) A Sul, o claustro (espaço fechado e descoberto) A ala nascente (cabeceira da igreja) estava destinada às funções espirituais (capítulo, escola, escritório, …)Saint Gall, o designado plano ideal doMosteiro Suiço do Séc. IX, proposto porSão Bento
- 18. Planta modelo dos mosteiros A ala a sul do claustro agrupava as dependências funcionais (refeitório, cozinha, despensas, adegas, latrinas, oficinas, pomares, hortas, vinhas, jardins A oeste, perto da entrada, ficavam os que estavam a iniciar- se ou de passagem (noviços, hóspedes, doentes, velhos e mortos.Saint Gall, o designado plano ideal doMosteiro Suiço do Séc. IX, proposto porSão Bento
- 19. A importância dos mosteiros Difusão de técnicas e Práticas agrícolas Centros dinamizadores da economia Incentivo ao artesanato e comércio
- 20. A importância dos mosteiros Difusão de técnicas e Práticas agrícolas Centros dinamizadores da economia Incentivo ao artesanato e comércio Teologia Avançados centros de Letras produção cultural CiênciasOS GUARDIÃES DO SABER!
- 21. 3. OS GUARDIÃES DO SABER
- 22. OS GUARDIÃES DO SABER alfabetizado, com escolas eMundo romano bibliotecas em todas as cidades forte dinamismo devido aos filósofos, academias, sábios e professores cultura circulava entre o Ocidente e o Oriente
- 23. OS GUARDIÃES DO SABERSéculos V-VIII Invasões bárbaras Sem poder central, escolas e bibliotecas fecham analfabetismo e cultura popular baseada na tradição oral Depressão cultural
- 24. OS GUARDIÃES DO SABER Depressão cultural (séculos V-VIII) CLERO Os letrados na Idade Média pertenciam ao clero devido às suas funções: ler a Biblia, os escritos dos doutores da Igreja, onde a doutrina e a liturgia eram definidos. Disparidade cultural: - Cultura latina do clero - Cultura popular, iletrada
- 25. OS GUARDIÃES DO SABER O renascimento carolíngio (século IX)
- 26. OS GUARDIÃES DO SABER O renascimento carolíngio (século IX) Objetivos de Carlos Magno: - Melhorar a formação dos eclesiásticos - Preparar grupo de funcionários - Renascer as letras e as artes Criação de uma escola na corte a “Aula Palatina”: - Atraiu sábios de todo o mundo ocidental - Fomentou o interesse pelos autores clássicos - fundou uma extensa biblioteca
- 27. OS GUARDIÃES DO SABER O renascimento carolíngio (século IX) Aparecimento de novos centros culturais em abadias e mosteiros Contributos de São Bento e de Bento de Aniana Existência de escolas monásticas e de scriptoria em todos os mosteiros e na maior parte das igrejas
- 28. OS GUARDIÃES DO SABER Ensino do trivium e do quadrivium lógica,gramática e retórica Aritmética, música, geometria e astronomia
- 29. OS GUARDIÃES DO SABEREnsino do trivium e do quadrivium + Estudo dos autores clássicos: - Virgílio - Horácio - Cícero - Platão - AristótelesOs monges transformaram-se nos intermediários entre o pensamentoclássico e o pensamento cristão, mantendo viva uma tradição que chegou aoRenascimento
- 30. O PODER DA ESCRITA Scriptoria (oficinas de escrita): Monges especializados: - Escreviam os documentos e registos do mosteiro - copiavam os livros religiosos e os grandes clássicos, ilustrados com iluminuras
- 31. O PODER DA ESCRITA Scriptoria (oficinas de escrita): Monges especializados: - Escreviam os documentos e registos do mosteiro - copiavam os livros religiosos e os grandes clássicos, ilustrados com iluminuras Desenvolvimento de caligrafias e alfabetos diferenciados + Valorização do clero: ocupavam cargos públicos
- 32. FIM
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