Por André de jesus.
1.O batismo é
uma herança bem cuidada pelos nossos antepassados cristãos ou seja todos somos
batizados mesmo que mudamos de religião.
2.Batismo é
sacramento, por tanto um sinal visível da graça de Deus, que através de Jesus
somos chamados sermos co-herdeiros e missionários da boa nova.
3.O batismo
foi instituído pelo próprio Jesus ao ser batizado, e próprio Jesus faz um apelo
Batizar quem deseja segui-lo. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
4.Os primeiros
cristãos assumiram a responsabilidade de guardar e valorizar o rito do batismo
e Fé cristã para não caírem na banalização.
5.Foi
escolher um momento propicio para realizar a inicialização dos convertidos.
Iniciação Cristã formada pelo, Batismo, Eucaristia e a Crisma.
6.No tempo da
quaresma, a melhor escolha para o rito de iniciação cristã sendo um momento de
reflexão e penitencia da comunidade cristã, recorda a Paixão de Jesus.
7.As comunidades são convidadas a reuniões frequentes,
durante as quais os bispos (a não ser que se confiem esta tarefa a sacerdotes
escolhidos devida à sua competência) comentam a Sagrada Escritura. Os “eleitos”
tomam parte, juntamente com os fiéis, nestas assembleias, que, em determinadas
Igrejas, são iniciadas ou concluídas por ritos catecúmenas.
8.O símbolo da fé lhes é “entregue” para os eleitos, a pós
terem passado por ensinamentos sobre a Fé cristã.
9.A palavra catecumenato procede do verbo grego katechein,
que significa ressoar, fazer ecoar junto aos ouvidos. Assim, catecúmeno é
aquele que está sendo instruído, catequizado; mais concretamente, “aquele que
está sendo iniciado na escuta.
10.Na segunda metade do século II, diante das heresias, se
obriga a precisar melhor sua doutrina em fórmulas definitivas e fazer
maiores exigências aos candidatos ao Batismo.
11.O período do catecumenato, A preparação próxima tinha
início no começo da Quaresma que era o grande retiro dos catecúmenos,
acompanhados pelos jejuns e orações dos fiéis.
12. Segundo a Tradição apostólica, é apresentado ao bispo por
seu padrinho que dá um depoimento a respeito de suas disposições.
13.Ressuscitado é o centro da vida de fé, o ponto culminante
do período de instrução catequética e formação espiritual se dava na celebração
pascal do batismo, da confirmação e da sagrada Eucaristia.
14.Iniciação sacramental consta de diversos momentos: três dias antes do batismo, na
quinta-feira anterior à Páscoa. Os eleitos tomam um banho.
15.No sábado se reúnem com o Bispo, que lhes impõe as mãos
exorcizando-os, sopra-lhes no rosto e marca-os na fronte, nos ouvidos e nas
narinas. Durante a noite inteira faz-se vigília.
16.Vigília pascal celebra-se o rito sacramental propriamente
dito: Enquanto os batizandos se preparam para o rito, despojando-se dos seus
trajes, o bispo consagra os óleos (o do exorcismo e o da ação de graças, que
correspondem aos nossos óleos dos catecúmenos e o santo crisma).
17.Cada candidato pronuncia a renúncia a Satanás e, em
seguida, o presbítero o unge com óleo do exorcismo.
18.Segue-se o Batismo, com três imersões, correspondentes à
profissão de fé dialogada nas três pessoas da Trindade. Depois do batismo o
neófito é ungido com o óleo de ação de graças.
19.Em seguida, os recém-batizados, tendo vestido as suas
vestes brancas, se apresentam à comunidade reunida. Neste ponto o bispo cumpre
alguns ritos que correspondem ao sacramento da confirmação: imposição das mãos,
unção com o óleo de ação de graças, sinal da cruz na fronte, e o beijo de paz
ao neófito.
Após, os neófitos
rezam com todo o povo e participam da Eucaristia.
20.Batismo
de infantil,para entendermos
essa questão precisaremos abordar dois aspectos:
(1) Nós devemos discutir qual foi o motivo para o batismo infantil criar
raízes no terceiro século e tornar-se uma pratica generalizada por volta do
quinto século.
(2) Nós devemos mostrar que o batismo infantil não era a prática dos
cristãos primitivos no período entre a época dos apóstolos e o século III.
A melhor e mais antiga fonte sobre o batismo de
crentes é o Didaquê (ou “O Ensino dos Doze Apóstolos” A.D.
100-110). Este documento entra em mais detalhes sobre o batismo do que qualquer
outro tratamento do século II. O Didaquê não estabelece apenas as qualificações morais
para quem está prestes a se submeter ao batismo, mas também exige que o
candidato ao batismo jejue por um ou dois dias.
Rito do
Batismo: Símbolos
Sinal da Cruz:
Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com sinal
do Cristo Salvador.
Unção
pré-batismal: O Cristo Salvador lhes dê sua força, que ela penetre em suas
vidas como este óleo em seus peitos.
Símbolo de
Fé: Credo.
Unção
pós-batismal (Óleo do Crisma): Agora fazem parte do povo de Deus. Que ele as
consagre com o óleo santo para que, inseridas em Cristo, sacerdote, profeta e
rei, continuem no seu povo até a vida eterna.
Rito da Luz (Eis
a luz de Cristo): Queridas crianças, vocês foram iluminadas por Cristo para se
tornarem luz do mundo. Com a ajuda de seus pais e padrinhos caminhem como
filhos e filhas da luz.
Veste branca:
Queridas crianças, vocês nasceram de novo e se revestiram do Cristo; por isso trazem
a veste batismal. Que seus pais e padrinhos os ajudem por sua palavra e exemplo
a conservar a dignidade de seus filhos e filhas de Deus até a vida eterna.
Entrega do
Sal: No batismo o Sal é o símbolo da conservação. Que a graça de Deus conserve estas
crianças, para que tenham vida plena, Vocês são o sal da terra, disse Jesus.
Éfeta (significa
abre-te): O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvir e os mudos falar, lhe conceda
que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus
Pai.
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