Fonte.
João Cesário Leonel Ferreira
Bacharel em Teologia. Mestre em Ciências da Religião com concentração em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor no Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas (SP) e no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo (SP).
E-mail: leonel@mackenzie.br
Por decorrência, nessa mesma história, o texto foi lido
das mais variadas formas. O objetivo aqui não é inventariar
tais práticas, mas analisar, de modo particularizado, uma das
abordagens dentre outras praticadas no estudo do evangelho
em meios acadêmicos.
O que se propõe neste artigo é a importância e a relevância
do estudo do evangelho de Mateus mediante recursos
da teoria literária. A proposição é relevante por opor-se a
outras leituras, tal como a literalista, que vê no texto bíblico
unicamente a mera transposição de fatos passados, em uma
perspectiva hermenêutica e literária ingênua, serva de um
historiografismo exacerbado. A segunda leitura que se deseja
confrontar é a crítica, que, com sua hermenêutica da suspeita,
trabalha com um a priori negativo a respeito da própria
concepção da Escritura. Leia mais
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