22/09/2020

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo

(Sermo 46,18-19: CCL 41,544-546) (Séc.V)

A Igreja, qual videira, ao crescer estende-se por todos os lados

Por todo monte, por toda colina e por toda a face da terra se dispersaram (Ez 34,6). Que significa: Por toda a face da terra se dispersaram?Entregando-se a tudo que é terreno, amam o que brilha na face da terra, preferem isto. Não querem morrer para que sua vida fique escondida em Cristo. Por toda a face da terra, pelo amor às coisas terenas; ou porque há ovelhas desgarradas por toda a face da terra. Estão em diversos lugares; uma só mãe, a soberba, as deu à luz, como uma só, a nossa mãe católica, gerou todos os fiéis cristãos dispersos por todo o mundo.

Não é de admirar se a soberba gera a separação, a caridade, a unidade. Contudo esta mãe católica, este pastor dentro dela procura por toda parte os desgarrados, fortifica os enfermos, cura os doentes, pensa os fraturados; a uns por meio destes, a outros por meio daqueles, sem se conhecerem mutuamente. No entanto ela a todos conhece porque por todos se estende.

Ela se assemelha à videira que, ao crescer, se estende por todos os lados; junto dela há ramos inúteis, cortados pela foice do agricultor por causa de sua esterilidade, de sorte que a videira é podada, não amputada. Estes ramos, onde foram cortados, aí ficaram.

A videira, porém, crescendo por todos os lados, não só conhece os ramos presos a ela, mas ainda os que foram cortados. Todavia aí vai buscar os erradios porque a respeito dos ramos partidos diz o Apóstolo: Deus é poderoso para enxertá-los de novo (Rm 11,23). Quer compares a ovelhas desgarradas do rebanho, quer a ramos cortados da videira, não é menos poderoso Deus para reconduzir as ovelhas do que é para enxertar os ramos, pois é o grande pastor, o agricultor verdadeiro. E por toda a face da terra se dispersaram; e não houve quem as buscasse, quem as reconduzisse; entre os maus pastores, porém, não houve um homem que as procurasse (cf. Ez 34,7).

Por isso ouvi, pastores, a palavra do Senhor: Por minha vida, diz o Senhor Deus (cf. Ez 34,7). Vede por onde começa. Como por um juramento de Deus, um testemunho de sua vida: Por minha vida, diz o Senhor. Os pastores morreram, mas as ovelhas estão em segurança; o Senhor vive. Por minha vida, diz o Senhor Deus. Quais os pastores que morreram? Os que procuravam seu interesse, não ode Jesus Cristo. Haverá então e se poderão encontrar pastores que não busquem o que é seu, mas o que pertence a Jesus Cristo? Sem dúvida alguma, haverá e decerto se encontrarão; não faltam nem faltarão jamais.


Responsório 2Cor 3,4.6.5

R. Por Cristo nós temos confiança em Deus;

* Ele fez-nos idôneos para sermos ministros

de uma nova aliança, porém, não da letra,

mas sim do espírito.

V. Não que fôssemos aptos de pensar por nós mesmos

qualquer coisa de bom: porém, vem de Deus

a nossa aptidão. * Ele fez-nos.


Oração

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...