22/06/2011

Éfeso cidade

Situada na foz do rio Caister, Éfeso é uma antiga cidade da costa ocidental da Ásia Menor, uma das mais importantes fundações dos jónios, a alguns quilómetros do lugar sagrado de uma deusa da Anatólia conhecida entre os gregos por Artemísia.
No século VII a. C., Éfeso resistiu à invasão dos cimérios e dos reis da Lídia, acabando por ser conquistada em 560 a. C. por Creso da Lídia. Este contribuiu para a construção do primeiro templo de Artemisía todo em mármore e em estilo jónico arcaico, tendo-lhe dedicado algumas colunas.
Durante as guerras médicas, Éfeso foi submetida, tal como as outras cidades da Jónia, aos persas, conhecendo de novo um período de tiranias. Após a vitória dos gregos, fez parte da Confederação de Delos, mas no final do século V a. C. (415) revoltou-se e aliou-se a Esparta.
Durante o século IV a. C. desempenhou um papel muito importante no comércio grego.
Em 356 a. C., o templo desta cidade foi queimado por Heróstrato, na tentativa de fazer perpetuar o seu nome, passando alguns anos mais tarde (334 a. C.) para o domínio de Alexandre, o Grande.
No início do século III (c. 286) foi reconstruída por Lisímaco, passando a pertencer ao reino de Pérgamo entre 189-133 a. C., altura em que foi incorporada no Império Romano. Sob o domínio romano, Éfeso cresceu como cidade e em importância, rivalizando, no Oriente, com a cidade de Alexandria no Egito e com Antioquia na Síria, sendo residência do procônsul e capital da província da Ásia.
O templo de Artemisía acabou por sucumbir mais tarde às mãos dos godos.
A importância deste templo assenta também no facto de ter funcionado como uma espécie de banco ou caixa-forte, no qual eram depositados tesouros legados por diversas cidades, reis e particulares, como é o caso, segundo nos revela Diógenes Laércio, do livro que o filósofo Heraclito aqui entregou.
A cidade de Éfeso ficou ainda célebre por nela se ter realizado em 431 o Concílio de Éfeso, que foi o 3º concílio ecuménico.


Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. Os apóstolos Paulo e João pregaram na cidade. A igreja que havia em Éfeso no fim do primeiro século de nossa era foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, ao lado de Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodicéia. A cidade também foi sede de dois concílios. Nela se localizam ruínas da Basílica de São João, o Teólogo.

Fonte:
Wikipédia
Infopédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...