27/07/2011

São Teófilo, 05 de Março

Bispo e Confessor (+ Palestina, 195)
  .
Adicionar legenda

Teófilo era bispo da Cesaréia da Palestina e seu maior feito na Igreja foi a regularização da data da comemoração da Páscoa.
Em algumas regiões da Ásia, a Páscoa era comemorada na lua cheia de março, contrariando as comunidades do Ocidente que a celebravam segundo a tradição judaica.  Fiel ao papa, Teófilo organizou um encontro no qual foi redigido um documento que exortava a todos a seguirem o determinado por Roma para a comemoração da Ressurreição do Senhor. Tal documento obteve tamanho êxito que, até os nossos dias, toda a Igreja celebra a Páscoa em unidade, sem conflitos de datas. 
Findo o trabalho, Teófilo retornou à sua cidade de origem, voltando a se dedicar à sua comunidade, tratando a todos, ricos ou pobres, com igual carinho e atenção.  E todos o consideravam como um verdadeiro pai.

Ele é conhecido pela sua oposição aos quartodecimanos, foi citado por Eusébio como tendo participado de um sínodo sobre a Páscoa. Segundo São Jerônimo em De Viris Illustribus ("Sobre Homens Ilustres"), ele escreveu uma epístola de grande utilidade contra aqueles que comemoravam a Páscoa juntamente com os judeus (Páscoa judaica), no décimo-quarto dia do mês Quartodecimanismo.

Fonte:

Wikipédia

Lepanto

Amaivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...