02/07/2014

Primeiras Igrejas do Brasil


Vieram com Cabral, oito frades franciscanos que realizaram as duas primeiras missas do Brasil. Os franciscanos foram os primeiros missionários católicos no Brasil, até a chegada dos jesuítas, em 1549. Depois chegaram os Beneditinos (1580) e os Carmelitas (1584).

A primeira igreja do Brasil teria sido erguida, em taipa, pelos dois frades franciscanos que chegaram em Porto Seguro, na expedição de Gonçalo Coelho, em 1503. Eles integraram o primeiro povoado do Brasil com a participação de europeus. Era a Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória. O primeiro templo dessa igreja foi provavelmente destruído entre 1503 e 1506, durante o massacre do povoado pelos índios. Um novo templo foi construído por volta de 1515, mantendo-se em culto até 1730, quando entrou em processo de ruína.

Os portugueses eram muito religiosos e obviamente outras igrejas foram construídas ao longo da costa brasileira, nas primeiras décadas do século 16, com a formação dos primeiros povoados com europeus, mas seus registros são imprecisos ou inexistentes.

Em 1528, Catarina Paraguaçu tornou-se o primeiro brasileiro a ter certidão de batismo. A princesa tupinambá foi batizada na Catedral de Saint-Malo, na França.

Com a criação da primeira vila, em 1532, criou-se também a primeira paróquia (uma divisão administrativa da Igreja Católica) em São Vicente, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, subordinada à Diocese do Funchal, na Ilha da Madeira. O primeiro pároco foi o padre Gonçalo Monteiro.

A partir de 1534, com a criação das Capitanias Hereditárias, outras paróquias foram criadas ao longo da costa brasileira, também subordinadas a Funchal.

Nesses primeiros tempos de tentativa de colonização, surgiram também as capelas de engenho, espalhadas pelo litoral brasileiro. Eram igrejas rurais que atraíam os fiéis da região. Os senhores de engenho também costumavam contribuir para a sustentação da igreja matriz e seu pároco.

Após a fundação da Cidade do Salvador, fundou-se a primeira Diocese do Brasil, a de São Salvador da Bahia, em 25 de fevereiro de 1551, desmembrada do Arcebispado de Funchal (nota: a primeira capital do Brasil nunca se chamou oficialmente São Salvador, essa era a designação de sua Diocese).

O primeiro bispo foi Dom Pedro Fernandes Sardinha, que chegou em Salvador em 1552. Ele consagrou, provisoriamente, a Igreja da Ajuda como a primeira Catedral do Brasil. Em 1553, iniciou-se a construção do primeiro templo específico para a Sé Primacial do Brasil.

Em 16 de novembro de 1676 foi criada a primeira Sé Metropolitana do Brasil, com a elevação da Diocese de São Salvador à categoria de Arquidiocese. Na data foram também criadas as Dioceses do Rio de Janeiro e de Olinda, ambas subordinadas à Arquidiocese da Bahia.

Em 1892, existiu uma reestruturação da hierarquia católica, com a criação de uma segunda província eclesiástica no Rio de Janeiro, desmembrada da Bahia, através da Bula Ad Universas Orbis Ecclesias.

Em 11 de dezembro de 1905, o pernambucano Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti tornou-se o primeiro cardeal do Brasil e da América do Sul.

http://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-igrejas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...