à liturgia católica por iniciativa de Martinho de Dume, que denominava os dias da semana da Páscoa com dias santos em que não se deveria trabalhar, originando os nomes litúrgicos:
Latim I | Latim II | Significado | Latim litúrgico I | Latim litúrgico II |
---|---|---|---|---|
dies solis | solis dies | dia do Sol | prima feria | feria prima |
dies lunae | lunae dies | dia da Lua | secunda feria | feria secunda |
dies martis | martis dies | dia de Marte | tertia feria | feria tertia |
dies mercurii | mercurii dies | dia de Mercúrio | quarta feria | feria quarta |
dies iovis | iovis dies | dia de Júpiter | quinta feria | feria quinta |
dies veneris | veneris dies | dia de Vênus | sexta feria | feria sexta |
dies saturni | saturni dies | dia de Saturno | septima feria | feria septima |
O Sabbatum era originado diretamente do hebreu Shabbat, de conotação religiosa, em uma época em que os hebreus formavam um só povo e uma só cultura.
O dia Shabbat era o dia de descanso dos israelitas que por essa razão afluíam com mais frequência à sinagoga, hoje é o sábado, último dia de seu calendário semanal, sendo este o dia de descanso para os judeus. Durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de "Dies Saturni" que significa "Dia de Saturno" - forma como os pagãos se referiam ao sábado - para "Sabatum" introduzindo devido a influência cristã o dia de Sábado no calendário ocidental.
A Tradição Apostólica fixa o dia de descanso dos cristãos no Domingo, em homenagem à ressurreição de Cristo.1 Em 325 d.C., as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia,confirmam a Tradição Apostólica, e durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de Solis Dies, que significa Dia do Sol - forma como os pagãos se referiam ao Domingo - para Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini), que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para Domingo.
O dia de Domingo também conhecido como Prima Feria era o dia em que os cristãos se reuniam para fazer sua reunião de culto em memória a Ressurreição de Cristo, dia de descanso para os cristãos.
O português é a única língua europeia em que os dias da semana não estão associados a astros, embora estivessem antes da modificação de Martinho de Dume.
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