24/09/2020

25ª Semana do Tempo Comum I Semana do Tempo Comum I QUINTA-FEIRA

25ª Semana do Tempo Comum

I Semana do Tempo Comum

I QUINTA-FEIRA

Hora Média
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
R. Socorrei-me sem demora. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (Aleluia)

Hino

Ó Deus, verdade e força 
que o mundo governais, 
da aurora ao meio-dia, 
a terra iluminais.

De nós se afaste a ira, 
discórdia e divisão. 
Ao corpo dai saúde, 
e paz ao coração.

Ouvi-nos, Pai bondoso, 
por Cristo Salvador, 
que vive com o Espírito 
convosco pelo Amor.


Salmodia
Ant. 1 
Abri meus olhos, e então contemplarei 
as maravilhas que encerra a vossa lei. 
Salmo 118(119),17-24 
I (Ghimel)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei 
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34). 
17 Sede bom com vosso servo, e viverei, * 
e guardarei vossa palavra, ó Senhor. 
18 Abri meus olhos, e então contemplarei * 
as maravilhas que encerra a vossa lei! 

19 Sou apenas peregrino sobre a terra, * 
de mim não oculteis vossos preceitos! 
20 Minha alma se consome o tempo todo * 
em desejar as vossas justas decisões. 

21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; * 
maldito seja quem transgride a vossa lei! 
22 Livrai-me do insulto e do desprezo, * 
pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor. 

23 Que os poderosos reunidos me condenem; * 
o que me importa é o vosso julgamento! 
24 Minha alegria é a vossa Aliança, * 
meus conselheiros são os vossos mandamentos.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Abri meus olhos, e então contemplarei 
as maravilhas que encerra a vossa lei. 
Ant. 2 Vossa verdade, ó Senhor, me oriente e me conduza.


Salmo 24(25)

Prece de perdão e confiança 
A esperança não decepciona (Rm 5,5). 

=1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, † 
2 em vós confio: que eu não seja envergonhado* 
nem triunfem sobre mim os inimigos! 
3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, * 
mas sim, quem nega por um nada a sua fé. 

4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, * 
e fazei-me conhecer a vossa estrada! 
=5 Vossa verdade me oriente e me conduza, † 
porque sois o Deus da minha salvação; * 
em vós espero, ó Senhor, todos os dias! 

6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * 
e a vossa compaixão que são eternas! 
7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, * 
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! 
– De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia * 
e sois bondade sem limites, ó Senhor! 

8 O Senhor é piedade e retidão, * 
e reconduz ao bom caminho os pecadores. 
9 Ele dirige os humildes na justiça, * 
e aos pobres ele ensina o seu caminho. 

10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor * 
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. 
11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, * 
perdoai os meus pecados que são tantos!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Vossa verdade, ó Senhor, me oriente e me conduza. 
Ant. 3 Voltai-vos para mim, tende piedade, 
porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!


II 
12 Qual é o homem que respeita o Senhor? * 
Deus lhe ensina os caminhos a seguir. 
13 Será feliz e viverá na abundância,* 
e os seus filhos herdarão a nova terra. 
14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem * 
e lhes dá a conhecer sua Aliança. 

15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, * 
pois ele tira os meus pés das armadilhas. 
16 Voltai-vos para mim, tende piedade, * 
porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! 

17 Aliviai meu coração de tanta angústia, * 
e libertai-me das minhas aflições! 
18 Considerai minha miséria e sofrimento * 
e concedei vosso perdão aos meus pecados! 

19 Olhai meus inimigos que são muitos, * 
e com que ódio violento eles me odeiam! 
20 Defendei a minha vida e libertai-me; * 
em vós confio, que eu não seja envergonhado! 

21 Que a retidão e a inocência me protejam, * 
pois em vós eu coloquei minha esperança! 
22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel * 
de toda sua angústia e aflição!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Voltai-vos para mim, tende piedade, 
porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! 

Leitura breve Am 5,8 
Aquele que fez as estrelas das Plêiades e o Órion e transforma as trevas em manhã e, de noite, escurece o dia, aquele que reúne as águas do mar e as derrama pela face da terra, seu nome é Senhor. 
V. Diante dele vão a glória e a majestade, 
R. E o seu templo, que beleza e esplendor! 

Oração 
Deus onipotente, em vós não há trevas nem escuridão; fazei que vossa luz resplandeça sobre nós e, acolhendo vossos preceitos com alegria, sigamos fielmente o vosso caminho. Por Cristo, nosso Senhor. 
Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor. 
R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...