18/04/2021

São Perfeito, mártir

Perfeito é o primeiro mártir da perseguição muçulmana na Córdova dos califas. Já pelo ano de 824 tinham sido martirizados dois cristãos oriundos de Sevilha, mas a grande série dos mártires imolados em Córdova pelo furor de Abderramão II e Moamed, começa em 850 com São Perfeito.

Pensa-se que São Perfeito devia ser o ecónomo da comunidade de clérigos que servia a igreja de Santo Aciseclo. Um dia um grupo de maometanos perguntou-lhe o que diziam os cristãos sobre o profeta Mafoma. Pediu-lhes segredo e eles prometeram-no. Então em língua árabe disse-lhes que, segundo os cristãos e o Evangelho, Mafoma era o inimigo de Deus e falso profeta que, depois de mergulhar os seus no lodo, os queria levar aos tormentos do inferno. Passado algum tempo uma multidão lançou-se sobre Perfeito e arrastou-o ao tribunal do cádi. Foi acusado de blasfemar o profeta.

Na prisão, Perfeito confessou em voz alta a sua fé e continuou a blasfemar contra Mafoma e a sua doutrina. A execução foi no primeiro dia da festa solene que seguia o Ramadão, dia 18 de abril do ano 850. Perfeito foi decapitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...