16/04/2021

Santa Engrácia de Saragoça e/ou de Braga, virgem e mártir

A existência e memória de Santa Engrácia é repartida entre Portugal e Espanha.  Algumas fontes com raízes na tradição popular e no maravilhoso cristão dizem que Engrácia nasceu em Braga, no século XI, mas que a sua vida e martírio decorreram em Castela.

Conta a tradição que, prometida pelos pais a um príncipe mouro, Engrácia  recusa o noivado, por ter feito voto de virgindade por Cristo, e foge para Castela. O perseguidor vai ao seu encontro, e como ela persiste  em conservar a virgindade corta-lhe a cabeça, que ostenta como um troféu. Nesta versão o martírio da Santa ocorre pelo ano de 1050.

Porém a lenda hagiográfica da santa de Braga e de Saragoça é clarificada  pelo testemunho escrito de Prudêncio. Aqui Engrácia era filha de um nobre hispano-romano e provinha de Brácara. Chegou a Saragoça com o seu cortejo nupcial para li se encontrar com o seu noivo. Porém, quando ali chegou, apercebeu-se da perseguição que sofriam os seus irmãos seguidores de Cristo. Ali percebeu o sonho que tinha tido: ela era a noiva mas destinada ao casamento com Cristo.

Engrácia, acompanhada por dezoito cavaleiros do seu séquito, apresentou-se diante de Daciano e reprovou-lhe a impiedade. Depois de decapitados os dezoito cavaleiros também Engárcia foi degolada. O corpo da Santa foi sepultado pelo bispo Prudêncio e este juntou-lhe as cinzas dos dezoito defensores. Ainda hoje Saragoça continua a ajoelhar-se na cripta da paróquia de Santa Engrácia, junto do túmulo onde repousam as relíquias da virgem-mártir e dos dezoito companheiro. 

Segundo este testemunho a morte de Engrácia teria ocorrido no século VI, sob a perseguição de Diocleciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...