19/10/2012

Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo


Livr.4,6,3.5.7:SCh100,442.446.448-454)        (Séc.I)

A manifestação do Filho é o conhecimento do Pai

Ninguém pode conhecer o Pai sem o Verbo de Deus, isto é, sem o Filho que o revela.
Também não se conhece o Filho sem a vontade do Pai. O Filho faz a vontade do Pai,
pois o Pai o envia. O Filho é enviado e vem a nós. Assim o Pai, que é para nós invisível
e incognoscível, torna-se conhecido por seu próprio Verbo. Ora, só o Pai conhece seu
Verbo, como o manifestou o Senhor. Por isto o Filho nos leva ao conhecimento do Pai
mediante a sua própria encarnação. Com efeito, a manifestação do Filho é o
conhecimento do Pai. Na verdade, tudo nos é revelado pelo Verbo.

O Pai revelou o Filho para se dar a conhecer a todos por meio dele. Mais ainda: a fim de
acolher, em toda justiça, para a ressurreição eterna, os que nele crêem. Crer nele é viver
segundo sua vontade.

De fato, o Verbo já revela o Deus criador pela própria criação; pelo mundo, o Senhor
que o construiu; pela criatura plasmada, o artífice que a plasmou; e pelo Filho, o Pai que
o gerou. Destas coisas todos falam do mesmo modo, mas não crêem todos do mesmo
modo. Pela lei e os profetas, o Verbo, igualmente, anunciava-se a si e ao Pai. Todo o
povo do mesmo modo o ouviu, mas não creram todos do mesmo modo. Pelo Verbo,
tornado visível e palpável, o Pai se revelou, embora nem todos cressem nele do mesmo
modo. Todos, porém, viram o Pai no Filho. A realidade invisível que se manifestava no
Filho era o Pai, e a realidade visível na qual o Pai se revelou era o Filho.

O Filho tudo perfaz do princípio ao fim para o Pai, e sem ele ninguém pode conhecer a
Deus. O conhecimento do Pai é o Filho. O conhecimento do Filho pertence ao Pai e é
revelado pelo Filho. Por este motivo, o Senhor dizia: Ninguém conhece o Filho a não
ser o Pai; nem o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho revelar. Revelar não se
refere apenas ao futuro como se o Verbo só tivesse começado a revelar o Pai quando
nasceu de Maria. De fato, o Verbo se encontra universalmente e em todo o tempo. No
início, sendo o Filho presente à sua criatura, ele revela o Pai a todos a quem o Pai quer,
quando quer e como quer. Em tudo e por tudo, há um só Deus, o Pai, e um só Verbo, o
Filho, e um só Espírito e uma única salvação para todos os que nele crêem.

Fonte:

Liturgia das Horas

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